sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa do Mundo ou Copa do Brasil?


Como já é notório, a Copa do Brasil é uma competição que tem quase que como "tradição" o surgimento de "zebras" - muitas, por sinal. Mas Copa do Mundo, salvo poucas exceções, normalmente é uma competição que não deixa muita margem para tais "zebras", que dirá tantas, devido ao nível técnico, e até mesmo tático, das equipes de maior tradição ser muito maior em relação às equipes de menor expressão, uma discrepância enorme.

No entanto, não é o que vem mostrando a Copa do Mundo de 2010. E não é apenas por esses resultados que coloquei acima, mas também diversos outros jogos que, apesar do resultado positivo para equipes como Brasil e Holanda, foram quase "zebras". Vimos um Brasil comemorando como se fosse título mundial por ter conseguido vencer a fraca equipe da Coréia do Norte, além de ver a Holanda (a famosa "Laranja Mecânica" do futebol mundial) sofrer para ganhar da Dinamarca (36ª colocada no ranking da FIFA), sendo tal vitória obtida apenas após o placar ser aberto com um gol contra da equipe adversária.

Tudo isso nos revela duas coisas:

1º) As seleções "menores" estão disputando cada jogo como se fosse o último de suas carreiras e com seriedade, principalmente tática - respeitando suas limitações e jogando com consciência.

2º) As seleções "maiores" estão se surpreendendo com tal atitude e disposição, demorando, muitas vezes, tempo demasiado para começar a jogar o futebol que sabem jogar - em alguns casos, passando os 90 minutos "surpresos", sem conseguir "furar" as defesas adversárias; ou mesmo pecando na hora da finalização.

3 comentários:

Adam disse...

Que as zebras parem por ai nao quero ver 2x0 costa do marfim em cima do brasil!!

Eduardo disse...

Parece que o salário dos jogadores dos 'maiores' é inversamente proporcional à gana (que não é o país africano.

Anônimo disse...

O resultado vai ser BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!