segunda-feira, 5 de julho de 2010

Quatro seleções; dois duelos; uma diferença.

Uma análise mais profunda sobre o peso desses duelos para cada uma das 4 seleções ainda vivas na Copa do Mundo da África do Sul para que possamos entender melhor o que devemos esperar dessas duas semifinais.


Holanda:
Vista sempre como uma seleção respeitável, principalmente por toda a sua história, a equipe holandesa não era apontada, antes do início da Copa do Mundo, como uma das fortes candidatas ao título. Porém, depois de conseguir superar a sempre tão badalada seleção brasileira, a Holanda, equipe e torcida, de fato começaram a acreditar na possibilidade da conquista do mundial da África do Sul, mas ainda sem a pressão de que tem que ganhar, precisa ganhar, não seria tolerável voltar para casa sem esse título.

Uruguai:
Semelhante a Holanda, mas em um “nível” ainda maior. Há 40 anos que a equipe celeste não conseguia a classificação para uma semifinal de Copa do Mundo, não era citada por ninguém como sequer uma possível seleção para chegar tão longe quanto chegou e, depois de um jogo com um final que certamente ficará na memória de todos que acompanharam essa competição, superou tal tabu de 40 anos. Em Montevidéu, o clima é só de festa (lá na África do Sul também, já que foi noticiado que os jogadores e comissão técnica comemoraram e muito após a partida contra Gana), seja qual for o resultado desse próximo jogo. “É maravilhoso o que conseguimos até aqui. Agora, o que vier é lucro”, é o que, de maneira geral, pensa o torcedor uruguaio nesse momento.

Uruguai x Holanda --- O jogo da leveza, da maior tranqüilidade, mas sem perder a responsabilidade.


Alemanha:
Também considerada uma das favoritas ao título, mas que foi ganhando cada vez mais “votos” no decorrer da competição. É a seleção de mais peso e tradição, principalmente no que se refere a quantidade de títulos mundiais, dentre as 4 que ainda estão na disputa e sabe que ganhar essa Copa do Mundo significaria se igualar a Itália e, também, ficar a apenas 1 título de distância do Brasil. Tendo noção, obviamente, de que do outro lado terá uma seleção que tem um meio campo de altíssimo nível técnico e que não pode perder a atenção nem durante 1 segundo nesse próximo confronto.

Espanha:
A Fúria. Antes da Copa começar, a Espanha era a seleção favorita ao título (no que diz respeito ao momento atual da equipe), mas já tropeçou no primeiro jogo, perdendo para a Suíça, e esse favoritismo despencou. Quase que como obrigação de mostrar a todos que ainda era sim uma grande favorita ao título, a Espanha encontrou o caminho das vitórias e, até então, não se desviou mais desse rumo. Contra Portugal, ganhou, com um gol irregular, mas independentemente disso, realmente não convenceu a sua própria torcida de que está pronta para a conquista do mundial da África do Sul. Ah sim, e mais um detalhe, apesar de toda a tradição e do excelente elenco atual, a equipe espanhola carrega o peso de nunca ter conquistado um título de Copa do Mundo.

Alemanha x Espanha --- O jogo do peso que cada equipe leva para o gramado, mas com a qualidade e a concentração de poucas seleções.

3 comentários:

Angela disse...

Eu acredito que na FINAL será:
Alemanha X Holanda.

Eduardo - RJ disse...

É por aí mesmo.
Quando chega nessa fase só tem pedreira.
Qualquer bobeada e lá se vai a tão esperada partida final.

Michelangelo Rodrigues disse...

Gostaria muito que o Uruguai chegasse na final e até fosse campeão, mas a equipe celeste terá vários desfalques.
Acho que dá Holanda x Espanha na final e a Espanha será campeã.

Vamos ver se eu acerto. =D